Qual a importância das monitorias nas granjas de suínos?

As monitorias sanitárias reúnem um grupo de procedimentos extremamente importante na suinocultura, devendo ser realizados como rotina dentro das granjas

Qual a importância das monitorias nas granjas de suínos?


As monitorias são uma maneira sistemática e organizada de acompanhar, ao longo do tempo e considerando a ambiência, a saúde de um rebanho. Podem ser realizadas visando a diversos objetivos, tais como: certificar que a granja esteja livre de doenças (GRSC), realizar diagnósticos e avaliar medidas de controle, programas de vacinação etc.

Ao realizar a monitoria, o médico veterinário observa diversos aspectos dos animais e registra o procedimento em uma ficha clínica de monitoria”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários. Cada um dos setores da granja possui uma ficha clínica específica de monitoria para registro de índices e sintomas de doenças.

Devido ao conhecimento da clínica e de patologias às quais as granjas frequentemente se encontram susceptíveis, o médico veterinário é o profissional responsável pela realização competente da monitoria sanitária.


Tipos de monitorias

Monitorias clínicas - Permitem o monitoramento de 80% das enfermidades entéricas, respiratórias e reprodutivas, funcionando como uma forma de medicina coletiva para o rebanho.

• Avaliação subjetiva – única pessoa é responsável pelo parecer.
• Medição de índices (diarreia, tosse, espirros).
• Rápida retirada de animais doentes e refugos.
• Durante as monitorias clínicas é essencial identificar e diferenciar enfermidades que cursam com sinais clínicos semelhantes.


Monitorias patológicas - Estão associadas à monitoria clínica.

Diante da incidência de diversos casos clínicos é necessário selecionar um pequeno grupo de animais de acordo com o tamanho do rebanho e prevalência da doença. Esse pequeno grupo será submetido à eutanásia para avaliação da compatibilidade das lesões em relação ao agente patológico suspeito.
Durante a necropsia, é feita a coleta de material para diagnóstico da patologia que está atingindo o rebanho. A necropsia também permite a coleta de material para elaboração de vacina autógena.


Monitorias laboratoriais - O diagnóstico laboratorial é fundamental para identificação do agente patológico, mesmo que o médico veterinário tenha suspeitas confirmadas durante a monitoria clínica e patológica.
Os testes laboratoriais devem ser solicitados de acordo com a suspeita clínica.


Monitorias ao abatedouro

• Monitoramento do aparelho respiratório: rinite atrófica progressiva; lesões pulmonares.
• Monitoria do aparelho digestivo: estômago, fígado.
• Monitoria de lesões da pele: dermatite por sarna.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.