Quando ocorre a maturidade sexual de fêmeas suínas? Aprenda aqui!

Na fêmea suína, a maturidade sexual acontece aproximadamente aos 5 meses de idade, podendo variar entre 130-240 dias

Quando ocorre a maturidade sexual de fêmeas suínas? Aprenda aqui!

 

Você é estudante de medicina veterinária ou profissional da área e precisa aprender sobre a maturidade sexual de porcas? Podemos ajudar. Pois bem, vamos lá!

 

"Na fêmea suína, a maturidade sexual acontece aproximadamente aos 5 meses de idade, podendo variar entre 130-240 dias", explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e professora do VET Profissional.


As cinco fases hormonais pelas quais passam as porcas são:


1- Pró-estro ou pré-estro

É a fase em que ocorre o crescimento e a maturação dos folículos ovarianos pela ação do FSH e tem duração de média de três dias.

Durante essa fase, a concentração de LH está baixa na circulação e a progesterona está em declínio devido à lise do corpo lúteo proveniente do ciclo anterior.

Nessa etapa, inicia-se a produção de estrógeno pelos folículos em desenvolvimento, os quais, ao atingirem o estágio de maturação, desenvolvem o pico de estrógeno na corrente circulatória, o que estimula os centros hipotalâmicos a provocar uma descarga abrupta de LH hipofisário (feedback positivo).

2- Estro

É a fase em que ocorre o estímulo da ovulação pelos folículos. Na fase de estro ocorre a manifestação do cio, regulado pela quantidade de estradiol-17, estrógeno produzido pelos folículos maduros.

Alguns autores preferem denominar essas duas fases (pró- estro e estro) de fase folicular, que compreende desde a regressão do corpo lúteo até a ovulação, tendo o estrógeno como hormônio predominante (Lima et al., 1999; Hafez, 1995).

3- Cio

Nos suínos, o cio tem duração média de dois a três dias, iniciando-se com o pico de LH e terminando rapidamente após a ovulação, que ocorre normalmente de 30 a 40 horas após o início do estro.

4- Metaestro

Após a ovulação, o nível de estrógeno diminui na corrente circulatória e inicia-se a produção de progesterona pelos corpos lúteos.

Nessa fase, os corpos hemorrágicos formados por ocasião da ovulação são transformados em corpos lúteos (CL) pela ação do LH. Esta fase tem duração aproximada de dois dias.

 

5- Diestro

Fase em que a progesterona atinge seu platô e corresponde à fase mais longa do ciclo estral, com duração média de 14 dias. Esta fase caracteriza-se pela presença de CL maduros que geram progesterona, inibindo ou diminuindo a secreção de FSH e LH hipofisário (feedback negativo).

Se ocorrer a fertilização, os corpos lúteos (CL) persistem durante toda a gestação. Do contrário, o endométrio produz a PGF2 (Prostaglandina F2) que provoca a lise ou destruição dos CL e a fêmea inicia um novo ciclo estral.

Alguns autores classificam essas duas últimas fases (Metaestro e Diestro) em uma única denominada: fase luteínica, que se caracteriza pela presença do CL tendo, portanto, a progesterona como hormônio predominante (Lima et al, 1999; Hafez, 1995).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof. Dr. Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.