Raças de suínos estrangeiras

É fundamental para o Médico Veterinário saber todas as características das diversas raças na suinocultura, sobretudo para o melhoramento genético e produção

 

Raças de suínos estrangeiras

O que é Raça?

Raça é o conjunto de animais com características semelhantes e com a capacidade de transmiti-las aos descendentes. O Médico Veterinário deve saber distinguir as raças que melhor adeque para obter uma maior produtividade na granja suína assistida por ele.


O Brasil começou a exportar raças de suínos em 1970, advindos da Europa e EUA. O objetivo era o aproveitamento genético para cruzamento com as raças nacionais, para obter animais com menos gordura e ganho maior de músculo de baixa reserva de gordura corporal, entre outros, conforme explica a Profa. Mariana Costa, Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Saúde Animal e Programas sanitários pela UFV.


As raças estrangeiras mais utilizadas para o melhoramento genético são: Hempshire, duroc, Pietrain, Landrace e Large White.


Seguem algumas caraterísticas de cada uma dessa raças:

 

RAÇAS

ORIGEM

CARACTERÍSTICAS NA PELAGEM

VANTAGENS

Hempshire

EUA

Animais pretos com listas brancas na paleta e nas patas dianteiras

Alta rusticidade, força e facilidade de manejo. Auxilia na composição de carcaças com maior percentual de carne magra

Duroc

EUA

Pelagem de cor vermelho cereja podendo variar de vermelho clara ou escura, com manhas pretas

Grande estatura e volume e alta rusticidade

Pietrain

Bélgica

Pelagem branca e manchas pretas

Grande porte, compridos, compactos e musculosos. Menor deposição de gordura e maior rendimento de carne na carcaça

Landrace

Dinamarca

Pelagem clara avermelhada

Prolificidade, habilidade materna e desempenho. Raça muito utilizada em programas de produção e híbridos

Large White

Inglaterra

Pelagem branca, cabeça longa com orelhas grandes

Primeiro lugar na composição do rebanho das granjas núcleo para obtenção de reprodutores. Ótimo rendimento e qualidade de carcaça. Ótima habilidade materna, prolificidade e precocidade reprodutiva

 

Figura 1 - Suino da raça duroc

Figura 1 - Suino da raça duroc

 

A raça Duroc foi a primeira raça estrangeira introduzida no Brasil. Já a raça Large White foi a última raça a ser introduzida no Brasil (1970).
Já a raça Landrace ocupa o segundo lugar na composição do rebanho nas granjas produtoras de animais puros de origem brasileira.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.