Rúmen bovino - qual a sua importância na nutrição animal?

Rúmen é a primeira estrutura alcançada pela ingesta, seguida pelo retículo, omaso e abomaso

 

Rúmen bovino - qual a sua importância na nutrição bovina

O rúmen é um dos 4 compartimentos do estômago dos bovinos e demais animais ruminantes.
O caminho do bolo alimentar após a deglutição é feito na ordem: rúmen, retículo, omaso e abomaso, sendo o abomaso considerado o “estômago verdadeiro”.


O rúmen é a maior parte do estômago do ruminante e que tem maior capacidade volumétrica. Esse órgão se desenvolve à medida que o bezerro cresce para formar também a parte microbiológica em seu interior.
Sua superfície é recoberta por microvilosidades responsáveis por absorver os nutrientes do alimento.

 

Características do rúmen:

- pH ideal.
- Movimentação peristáltica que sempre conduz a digesta por um sentido adequado.
- Ausência de oxigênio.
- Temperatura própria.

 

Função do rúmen:

O processo fermentativo que mantém os fatores temperatura, pH e anaerobiose propícios para saúde microbiana, acontecem no rúmen.

Nele estão presentes grande flora bacteriana, protozoários e fungos que são responsáveis pela metabolização dos alimentos. Sendo que os protozoários têm a função de armazenar amido, auxiliam na digestão de fibra e da proteína.

Os fungos, por sua vez, têm a função de estabilizar o pH do meio e as bactérias fazem a digestão enzimática de carboidratos, proteínas e sintetiza as vitaminas e aminoácidos, é o que explica a Profa. Taiane Martins, Doura em Ciências com ênfase em Nutrição, Produção Animal e Ciência da Carne pela FMVZ- USP.


O Médico Veterinário precisa conhecer bem o funcionamento do estômago bovino para saber qual tipo de alimento será o melhor para uma nutrição balanceada para o rebanho.


A dieta aliemntar influencia diretamente na saúde do rúmen. Se a alimentação é balanceada, o rúmen apresenta aspecto íntegro. Ao receber dieta desbalanceada, é possível ocorrer regiões de inflamação no piloro. Dieta com sacarose, também vai causar desiquilíbrio no rúmen. Se na dieta não houver volumoso, sem adaptação adequada, provoca alterações mais intensas na coloração do rúmen, lesões ulcerativas e outros.

 

Figura 1 – Lesões ulcerativas nos pilares ruminais

Figura 1 – Lesões ulcerativas nos pilares ruminais

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Nutrição e Alimentação de Bovinos de Corte do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Taiane Martins, Doutora em Ciência com ênfase em Nutrição, Produção Animal e Ciências da Carne pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de São Paulo (FMVZ-USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.