Salmonella: como detectar esse microrganismo no hospedeiro?

Para tratar uma doença, é de grande importância que o diagnóstico seja feito de maneira correta. E isso não é diferente na identificação de um microrganismo em um hospedeiro

Salmonella: como detectar esse microrganismo no hospedeiro?

A partir do momento em que o microrganismo vence a barreira do hospedeiro, ocorre o processo de infecção. Nesta etapa, acontece a produção de toxinas (toxicidade), sendo estas exotoxinas (peptídeos secretados por bactérias gram-positivas) e endotoxinas (presença de LPS na parede celular de bactérias gram-negativas).

“O diagnóstico microbiológico pode ocorrer pelos métodos convencionais (características fenotípicas), que dependem de isolamento e cultivo do agente infeccioso e pelos métodos moleculares rápidos (características genotípicas), visando maior sensibilidade, especificidade, segurança, rapidez e menor custo”, explica Emilene Campos Galvão, Professora do VET Profissional, que é Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola.

A salmonelose pode ser detectada em diversos grupos de animais, como ruminantes, aves, suínos, cães e gatos.

A salmonelose está relacionada a síndromes como a gastroenterite, febre tifoide e septicemia. O processo de infecção ocorre devido às endotoxinas (parte da porção externa da parede celular das bactérias gram-negativas) liberadas quando a bactéria sofre lise.

Nos diagnósticos microbiológicos, o isolamento pelo método convencional é dividido em pré-enriquecimento, enriquecimento seletivo, isolamento e seleção, identificação bioquímica e identificação sorológica. Já o método rápido se divide em moleculares, imunológicos e biossensores.


Como técnicas alternativas de detecção de Salmonella, podem ser citadas:

Reação de polimerização em cadeia (PCR) → inicia-se com o aquecimento e separação das duplas fitas de DNA, seguida pelo anelamento e extensão (replicação), no qual vários ciclos serão realizados. Ao fim do processo, obtêm-se inúmeras cópias do fragmento de DNA.
Elisa (Enzyme Linked Imunoabsorbent Assay) → baseia-se em reações antígeno-anticorpo. Esta reação leva a uma mudança de coloração do substrato.
Separação Imunomagnética → baseia-se em duas principais ações: captura por ligação imunológica e separação por ação de forças magnéticas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Geral do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Emilene Campos Galvão, Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.