Seios paranasais de caninos: principais estruturas anatômicas desses seios nasais

Os seios paranasais são cavitações presentes nos ossos cranianos de animais domésticos que se originam na cavidade nasal

Seios paranasais de caninos: principais estruturas anatômicas desses seios nasais

Os seios paranasais são divertículos, ou seja, cavidades presentes nos ossos do crânio que possuem a função térmica e de proteção da calota craniana.

Essas cavidades dão aos ossos a característica de serem considerados ossos pneumáticos. “Nos animais domésticos, alguns seios paranasais se expandem conforme a idade do animal”, explica Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Morfologia Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

Os cães apresentam seios paranasais pouco desenvolvidos. Essa é uma característica de todos os animais carnívoros.

Podemos destacar dois seios paranasais principais nos caninos: os seios frontal e maxilar. Dentre eles, para essa espécie, o principal seio é o seio frontal.

O seio paranasal frontal ocupa o osso frontal e, nos caninos, é dividido em três compartimentos:

• Seio frontal rostral.
• Seio frontal medial.
• Seio frontal lateral em posição mais caudal.

Figura - (A) Seio frontal rostral, (B) Seio frontal medial e (C) Seio frontal lateral em crânio de cão.

Figura - (A) Seio frontal rostral, (B) Seio frontal medial e (C) Seio frontal lateral em crânio de cão.

Os compartimentos (A), (B) e (C) do seio paranasal frontal são independentes, ou seja, não se comunicam entre si, pois estão separados por uma película.

As porções rostral, medial e lateral do seio paranasal frontal dos cães desembocam no meato etmoidal, ou seja, nas fendas formadas na concha etmoidal. É nessa região que depositam a secreção que neles se forma.

O seio paranasal frontal do cão ocupa grande espaço do osso frontal do animal fazendo divisa com o osso maxilar, contornando o globo ocular até a parte de transição com o osso parietal.


Seio maxilar

Nos caninos, o seio maxilar permanece em contato livre com a cavidade nasal. Por isso, pode-se dizer que a sua nomenclatura mais correta seria recesso maxilar.

O seio maxilar se localiza em posição cranial ao nervo infraorbital. O forame infraorbital estabelece o limite rostral do seio maxilar nos animais domésticos e sua extensão segue até os três últimos dentes molares desses animais.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária – Anatomia Sistemática dos Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.