Sêmen de garanhões: o que deve ser avaliado antes de armazenar?

Os cuidados com o sêmen devem ser realizados desde a coleta, com a temperatura da vagina artificial, até a manipulação no laboratório. Já no laboratório, várias análises devem ser feitas no ejaculado

Sêmen de garanhões: o que deve ser avaliado antes de armazenar?

Após a coleta do ejaculado, é importante fazer a avaliação do sêmen coletado. Essa avaliação é feita em laboratório onde são observados os seguintes aspectos:

• Motilidade.
• Vigor.
• Concentração.
• Motilidade após diluição.

A primeira avaliação a ser feita é em relação ao aspecto visual do ejaculado. “Desse modo, é necessário observar a concentração do material, ou seja, se o sêmen é mais aquoso ou mais leitoso”, explica Márcio Menezes Nunes, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária.

Após avaliar a aparência, proceda à filtragem do sêmen coletado em um becker de laboratório. Esse procedimento tem como objetivo remover impurezas e sujidades.

Na sequência, deve-se medir o volume do ejaculado, vertendo-o sobre uma proveta. Em seguida, devolva o sêmen da proveta para o becker. O próximo passo é observar a motilidade do ejaculado.

Em seguida uma amostra do sêmen deve ser levada ao microscópio para observação e avaliação da motilidade do ejaculado. Essa é uma análise inicial e subjetiva do ejaculado in natura, ou seja, antes de sua diluição para avaliações posteriores.

Durante a observação verifique a porcentagem de espermatozoides que efetivamente estão em movimento na amostra. O próximo passo é avaliar a concentração do ejaculado. Isso é feito por meio da inserção de uma amostra na Câmara de Neubauer.

A concentração do ejaculado é feita por meio da contagem do número de espermatozoides da amostra. Para fazer essa avaliação é necessário diluir a amostra do material coletado. A contagem de espermatozoides é feita na Câmara de Neubauer.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução Equina do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli Neves, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos; Prof. Dr. Márcio Menezes, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em foliculogênese e endocrinologia do estral, análises hormonais, criopreservação de sêmen, inseminação artificial e transferência de embriões equinos; Prof.ª Dr.ª Bruna de Freitas, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ginecologia e andrologia animal e biotécnicas aplicadas à reprodução animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.