Sistema digestório de cães e gatos: diferenças entre vômito e regurgitação

A avaliação prática do sistema digestório inicia-se com a visualização do escore de condição corporal do animal, ou seja, seu estado nutricional.

Sistema digestório de cães e gatos: diferenças entre vômito e regurgitação

As principais funções do sistema digestório são: apreensão, mastigação, deglutição, digestão, absorção, excreção. Para que as funções do sistema digestório ocorram de forma coordenada, é preciso observar a sua interação com os demais sistemas do organismo animal, entre eles, o sistema nervoso e o sistema endócrino.


O Médico Veterinário irá avaliar o estado nutricional do animal, bem como as informações sobreo animal relatadas pelo proprietário. O Médico Veterinário fará, exames clínicos do sistema digestório de cães e gatos, como exame físico geral, exame físico específico e exames complementares, é o que explica a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa.


Existem vários sinais clínicos associados ao sistema digestório que o Médico Veterinário identificará ao longo dos exames, como: anorexia e inapetência, ingestão de água, halitose, disfagia, regurgitação, vômito, hematêmese e outros.


Você sabe a diferença entre regurgitação e vômito? É muito importante saber diferenciar e entender como cada um ocorre para indicar o tratamento adequado para o animal.


Regurgitação – corresponde a sinais clínicos relacionados ao esôfago. Trata-se da eliminação retrógrada e passiva, sem esforço da musculatura abdominal, de conteúdo esofágico. O alimento regurgitado é um alimento que não foi ingerido e, em geral, apresenta o mesmo formato tubular do esôfago.


Vômito – O vômito é a ejeção forçada de conteúdo gástrico ou duodenal pela boca. Pode ser causado por diversos fatores como mudanças bruscas da dieta, indisposição alimentar, parvovirose, pancreatite, obstrução por corpos estranhos.

 

Figura 1 - Principais diferenças entre vômito e regurgitação

Figura 1 - Principais diferenças entre regurgitação e vômito


Somente o Médico Veterinário é capaz de identificar se o animal está tendo uma regurgitação ou se é vômito e poderá chegar no diagnóstico bem-sucedido.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.