Sr. Veterinário: aprenda um pouco mais sobre os instrumentais cirúrgicos

Os instrumentais cirúrgicos são classificados e agrupados de acordo com a sua função ou sua utilização principal durante a cirurgia

Instrumental cirúrgico    Artigos VetProfissional


Os instrumentais cirúrgicos são classificados e agrupados de acordo com a sua função ou sua utilização principal durante a cirurgia, sendo que a maioria deles possui mais de uma função, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais.

A disposição do material na mesa não pode ser feita aleatoriamente, deve ser seguido um padrão, respeitando seu local correto tanto antes do uso como após o uso, como podemos visualizar no quadro esquemático abaixo:

Disposição do material cirúrgico na mesa de cirurgias Artigos VetProfissional

Seguindo o sentido anti-horário, podemos encontrar o material de diérese, de preensão, depois hemostasia, exposição, especial e síntese. Essa disposição facilita a localização do instrumental cirúrgico. A ordem dessas funções segue, de forma geral, a mesma ordem de utilização do instrumental durante a cirurgia.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações