Sr. Veterinário, conheça as principais funções das pálpebras oculares

Precisando avaliar os olhos de algum animal sob seus cuidados? A primeira dica para que isto seja realizado de forma correta é conhecer a anatomia e a fisiologia oftálmica, a começar pelas pálpebras

Sr. Veterinário, conheça as principais funções das pálpebras oculares   Artigos VetProfissional

Precisando avaliar os olhos de algum animal sob seus cuidados? A primeira dica para que isto seja realizado de forma correta é conhecer a anatomia e a fisiologia oftálmica, a começar pelas pálpebras e suas funções. As principais funções das pálpebras são:

• Proteção: contra agressões externas, corpos estranhos, dentre outros.
• Filme lacrimal: produção de mucina e lipídios.
• Ato de piscar, promovendo:

» Distribuição do filme lacrimal: nutrição.
» Drenagem do filme lacrimal: remoção de “produtos tóxicos”.
» Remoção física de debris da superfície ocular.


Glândulas de meibômio   VetProfissional
As glândulas de meibômio são responsáveis pela produção da fração lipídica do filme lacrimal. Já as glândulas de Moll e de Zeis não possuem funções definidas para os animais”, explica a Profa. Dra. Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em Oftalmologia Veterinária.

A pálpebra superior é composta por cílios. Já, em cães e gatos, a pálpebra inferior é desprovida de cílios e cercada por pelos. Ao everter a pálpebra, observa-se a margem palpebral e, logo abaixo (cerca de 1 mm) desta, as glândulas de meibômio (todas paralelas), com pontos minúsculos que são as suas aberturas. As pálpebras estarão em posicionamento normal quando se consegue visualizar a margem palpebral encostando completamente na superfície ocular, fazendo com que, no ato de piscar, aconteça a distribuição do filme lacrimal na superfície ocular.

No gato, as estruturas são um pouco menores e mais delicadas, e assim como o cão, o gato possui cílios apenas na pálpebra superior. A margem palpebral fica rente à superfície ocular.

 

Terceira pálpebra

Terceira pálpebra   VetProfissional

A terceira pálpebra é uma estrutura importante, possuindo anatomicamente, em seu interior, uma cartilagem em forma de T (“esqueleto”) que auxilia a sua movimentação sobre a superfície ocular. Na base da cartilagem existe a glândula nictitante, responsável pela produção de 60% da fração aquosa do filme lacrimal. A cartilagem é revestida por uma conjuntiva, com folículos linfoides na superfície bulbar (proteção imunológica ocular).

A margem da terceira pálpebra é geralmente pigmentada, exceto em alguns animais. Essa pigmentação é normal e não deve ser confundida com conjuntivite. Ao everter a terceira pálpebra, observa-se a superfície da conjuntiva com um tecido contendo pequenos grânulos, sendo denominado de tecido linfoide. Também existe uma região globosa que é a glândula nictitante.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Oftalmologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.