Sr. Veterinário, saiba sobre a passagem de substâncias pelo organismo animal

A passagem de substâncias no organismo ocorre de acordo com as necessidades fisiológicas do animal representadas pela demanda de cada uma das células e tecidos-alvo

Sr. Veterinário, saiba sobre a passagem de substâncias pelo organismo animal   VetPrtofissional

A passagem de substâncias no organismo ocorre de acordo com as necessidades fisiológicas do animal representadas pela demanda de cada uma das células e tecidos-alvo. “O transporte através da membrana plasmática pode se dar de forma passiva por difusão ou por transporte ativo”, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VET Profissional.


Transporte pela mambrana   Artigos VetProfissional

Características dos tipos de transporte pela membrana realizados por difusão simples e facilitada.

a) Difusão simples

- Movimento cinético das moléculas ou íons através de uma abertura na membrana, sem interação com proteínas carreadoras.
- Sua intensidade é determinada pela quantidade de substâncias disponíveis.
- Para realizar a difusão simples, as moléculas precisam apresentar alta lipossolubilidade. Uma das principais substâncias transportadas para o interior da célula via difusão simples é a água. Outras substâncias frequentemente transportadas por difusão simples são O2 e CO2.

b) Difusão facilitada

- Requer a interação com uma proteína transportadora.
- Promove uma ligação química com as moléculas que permite o transporte em movimentos de vaivém (entrada e saída do meio celular).

Glicose e aminoácidos são exemplos de substâncias transportadas por difusão facilitada. As moléculas dessas substâncias se unem a proteínas para que sejam transportadas do meio extracelular para o interior da célula e vice-versa. As proteínas que realizam esse tipo de transporte são denominadas proteínas carreadoras.

Atenção:


Nos processos de difusão simples e facilitada, as moléculas seguem o gradiente de concentração e são transportadas de acordo com a necessidade da célula. Por isso a difusão é considerada um processo passivo, pois não necessita de energia para que ocorra.

Aprenda mais sobre a passagem de substâncias pelo organismo animal, na discicplina Transporte de Substâncias e Bioeletrogênese, disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações