Técnica de tarsorrafia temporária: como é realizado esse procedimento?

A taesorrafia temporária é uma técnica cirúrgica realizada para reposicionar o bulbo ocular que, por algum motivo, se encontram fora do posicionamento normal

Técnica de tarsorrafia temporária: como é realizado esse procedimento?

Na proptose ocular, os olhos parecem saltar para fora da órbita devido a um aumento no volume do tecido atrás deles, decorrente do giro (inversão) realizado pelas pálpebras.

No procedimento cirúrgico, para reposicionar o bulbo, as pálpebras precisam ser evertidas para desprender o bulbo protuído”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia.

Para promover a tarsorrafia temporária, aplica-se uma sutura desde a linha cinza (para não entrar em contato com a superfície ocular), colocando o fio de nylon em uma pálpebra e aplicando na outra também.

Ao iniciar esse procedimento, deve ser feita uma limpeza exaustiva do local, utilizando uma sonda uretral entre a pálpebra e o bulbo.

Caso não consiga reposicionar o bulbo devido ao edema das pálpebras, deve ser feita a cantotomia, abrindo um pouco o canto lateral do olho.

Se mesmo assim ainda não conseguir o reposicionamento, deve ser feita a sutura com fio de nylon e apoio de um cabo de bisturi para pressionar o bulbo enquanto as pálpebras são puxadas. Para atenuar a tensão entre o fio e o tecido suturado, utiliza-se o ponto captonado.

Figura – Realização da sutura: (A) Fio de nylon; (B) Apoio com cabo de bisturi; (C) Puxando as pálpebras.

Figura – Realização da sutura: (A) Fio de nylon; (B) Apoio com cabo de bisturi; (C) Puxando as pálpebras.

A sutura é feita protegendo a superfície ocular, pois o bulbo está prolapsado e as pálpebras estão giradas para dentro da órbita. A tarsorrafia deve ser fechada realizando-se nós nos pontos captonados.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Oftalmologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.