Técnicas de Necropsia em bovino

A necrópsia é um procedimento feito pelo Médico Veterinário, extremamente importante para descoberta da causa de morte

 

Técnicas de Necropsia em bovino a campo

Antes de iniciar a necropsia, o Médico Veterinário deverá obter informações sobre o animal. Deve ter em mãos as informações sobre o animal, como o levantamento do histórico clínico completo; como, por exemplo, tempo da evolução da doença, vacinação do rebanho e outros. Esse processo é chamado de Perinecropsia.

O exame externo deverá ser feito antes da necrópsia, pois, todas as informações existente a cerca do animal serão importantes para se chegar na causa da morte do animal, somadas á necrópsia.

Inicia-se o exame externo do cadáver pelos orifícios existentes. Normalmente começa a inspeção pela boca do animal, avaliação do globo ocular e a conduta auditiva. O exame deve ser feito dos dois lados do cadáver. Deve-se avaliar também o trato reprodutor do animal, bem como o ônus, que é o último orifício a ser inspecionado, é o que explica o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia animal pela Universidade Federal de Viçosa.

O Médico Veterinário também deve fazer uma avaliação do estado externo geral do animal como um todo, avaliando a higiene (animal bem cuidado, limpo), estado nutricional, presença de ectoparasitas, escoriações, fraturas, hematomas, tumores e outros. Quanto mais completa a avaliação, melhor será o resultado da necropsia.

Materiais utilizados a campo para realizar a necropsia a campo são:


- Pedra de amolar ou afiadores de faca
- Tábua
- Recipientes com formol
- Prancheta para anotações e régua
- Recipiente com água
- Caixa de isopor com gelo
- Facas
- Serra e tesoura de jardinagem
- Sacos plásticos
- Seringa para medicações

 

O Médico Veterinário inicia os trabalhos com ajuda de auxiliar, fazendo a abertura do cadáver, com o uso de facas para fazer a desarticulação dos membros conforme a posição do animal, separando as partes  completamente para depois analisá-lo.

- Posteriormente separa-se a parte da articulação, coxa-femoral. O Necropsista deve ir observando para verificar se nas partes tem algo diferente do normal.
- Retirada de um retalho de pele da região mentoniana e submandibular, avaliando os tecidos subcultâneo. Retirar todo tecido subcutâneo e ir sempre avaliando o mesmo.
- Abertura das cavidades sempre do crâneo-caudal. Primeiro retira-se a língua e posteriormente vai rebatendo tudo caudalmente para retirada, em conjunto, da traquéia e esôfago.
- Abertura da cavidade abdominal, começa pela altura da cartilagem xifoide. A abertura deve ser feita com cuidado por causa de timpanismo.


É muito importante antes de começar a retirada dos órgãos da cavidade abdominal, observar o posicionamento das vísceras, avaliando possíveis alterações circulatórias nas alças intestinais, possíveis hemorragias e outros.

Após retirar todos os órgãos o Médico Veterinário fará análises, começando pela cavidade cardiorrespiratória e posteriormente exame dos órgãos como avaliação do baço, fígado e vesícula biliar.

Exames também serão realizados nos órgãos do sistema geniturinário como rins, ureteres, órgão genital. Por último avalia-se o pré-esôfago e o estômago. Analisa-se, também, o esôfago e o intestino.

Como exemplo, a Figura 1, mostra o esôfago separado da traqueia deve ser bem examinado. Ele deve ter uma mucosa normal, pregueada, com coloração pálida e homogênea e sem nodulações.

 

Figura 1 – Aspecto interno de um esôfago saudável
 
Figura 1 - aspecto interno de um esôfago saudável de um bovino

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Patológica – Técnica de Necropsia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.