Timpanismo ruminal em caprinos: entenda o que é esse distúrbio metabólico e como tratá-lo

O timpanismo ruminal é um distúrbio metabólico causado pelo excesso de gases no trato gastrintestinal dos animais. Ela é caracterizada pela distensão anormal do rúmen-retículo

Timpanismo ruminal em caprinos: entenda o que é esse distúrbio metabólico e como tratá-lo

O sistema intensivo de criação de caprinos é mais comum nas regiões sul e sudeste. Nesse tipo de regime é muito comum que os animais recebam alimentos com muitos concentrados, o que pode provocar timpanismo ruminal caso a alimentação não seja adequada.

Geralmente, em caprinos jovens esse distúrbio é causado por excesso de leite ou pela utilização de sucedâneos de baixa digestibilidade”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

Os sinais clínicos apresentados pelos animais é distensão abdominal e, ao realizar o exame clínico, percebe-se a presença de bastante gás. Se o problema não for tratado, o animal pode falecer por asfixia, pois o excesso de gás pode comprimir o músculo diafragmático, dificultando a respiração.


Tipos de Timpanismo Ruminal

Timpanismo espumoso: a formação de espuma estável dificulta a liberação do gás produzido durante a fermentação ruminal;
Timpanismo gasoso: está associado à produção excessiva de gases no rúmen.
Timpanismo gasoso proveniente da falha na eructação por causa da obstrução da cárdia e do esôfago.


Tratamento para o timpanismo gasoso

• Agulha ou trocarte na região do flanco esquerdo do rúmen para evacuação dos gases;
• Passagem de sonda esofágica;
• Realização de ruminotomia: indicado para timpanismo gasoso ou espumoso causado por obstrução do cárdia quando não se consegue passar a sonda;
• Produtos comerciais à base de silicone que ajudam a eliminar o gás do conteúdo gástrico.


Como prevenção, deve-se adaptar os animais em confinamento gradualmente à dieta com altos teores de grãos e ter cuidados na formulação/fornecimento de dietas, lembrando-se que:

• Alimentos ricos em amido são mais degradáveis no rúmen;
• Alimentos muito processados podem aumentar a taxa de digestão, predispondo ainda mais o animal ao distúrbio.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.