Toracotomia intercostal em cães e gatos: o que saber antes de realizar esse tipo de procedimento?

A toracotomia intercostal é a abertura da cavidade torácica entre as costelas ou através do esterno para permitir o acesso às estruturas presentes nessa cavidade

Toracotomia intercostal em cães e gatos: quais conhecimentos deve se ter antes de realizar esse tipo de procedimento?

Para realizar a toracotomia intercostal, o Médico Veterinário precisa ter conhecimento sobre o acesso cirúrgico para que ele faça a incisão no local mais adequado para o procedimento cirúrgico que ele irá realizar. O quadro a seguir mostra esse acesso cirúrgico.

 tabela

As informações desse quadro mostram a estrutura torácica e o espaço intercostal esquerdo e direito em cães e gatos. “Esse espaço indicará o melhor acesso dependendo da estrutura que irá ser operada”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em oftalmologia veterinária.


Quais são os passos da prática da toracotomia interscostal?

Primeiramente, os espaços intercostais devem ser reconhecidos para que a incisão ampla da pele possa ser feita. Através dessa incisão, juntamente com os conhecimentos veterinários, chega-se até a musculatura intercostal.

Deve-se ter muito cuidado com a abertura da pleura e da cavidade torácica, se atentando sempre ao movimento respiratório do paciente. Lembre-se bem das formas corretas de se proteger as bordas da incisão, pois você precisará dessa prática nesse momento.

Após a realização da cirurgia de escolha, uma sonda deve será aplicada visando remover o ar do tórax no período pós-operatório. Para isso, conta-se três espaços intercostais caudais da incisão feita. A ponta da sonda deve ser cortada em um formato semelhante ao “bico de chaleira”, pois dessa forma, caso encoste em alguma superfície da parede torácica, ela não será obstruída (o ar ainda passará na lateral).

A sonda deve ser passada pela abertura do tecido subcutâneo, prestando-se atenção ao local correto de sua colocação. Quando a sonda se encontrar na posição correta, devem ser realizadas as suturas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.