Tricotomia em animais: o que é? Como deve ser feita?

A tricotomia é uma das etapas do preparo do animal para a cirurgia, sendo realizada na sala de pré-operatório

Tricotomia em animais: o que é? Como deve ser feita?

A tricotomia é a remoção dos pelos em torno do local a ser operado, o que facilita a visão do cirurgião e elimina partículas contaminantes porventura aderidas aos fios”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia.

A higiene do animal deve se iniciar no dia anterior à cirurgia com um banho. O médico veterinário deve lembrar que é sua obrigação recomendar ao proprietário ou responsável pelo paciente que esse banho ocorra.

Já a tricotomia será realizada no período mais próximo possível ao momento da cirurgia, no máximo, até duas horas antes.

Para que a tricotomia seja realizada, são necessários alguns instrumentos: máquina de tosa com lâmina 40, lâminas de tricótomo e cremes depilatórios humanos.

Mas, antes de iniciá-la, deve-se levar em consideração qual o procedimento cirúrgico que o médico irá realizar no paciente, pois, dependendo desse procedimento, define-se a região e a extensão da tricotomia.

De maneira geral, a tricotomia é um procedimento amplo. Seu formato deve ser o mais retangular possível, com bordas bem definidas para facilitar o trabalho do médico. Além disso, os proprietários de animais costumam julgar o trabalho do veterinário ao observar o capricho em procedimentos como tricotomia e sutura.

Após fazer a tricotomia, é necessário fazer a lavagem da região com escova, água e detergente. Seque bem a região após lavá-la. Lembre-se de sempre utilizar luvas para fazer a tricotomia.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações