Tumor e neoplasia: você se recorda desses conceitos?

Nos dias atuais, os termos tumor e neoplasia se confundem, sendo muitas vezes utilizados para designar o mesmo achado no organismo do animal

Tumor e neoplasia: você se recorda desses conceitos?

Tumor é a terminologia originada da inflamação que significa aumento de volume. Hoje em dia, essa palavra sempre que referida denota neoplasia. Já neoplasia é a proliferação descoordenada de células que desrespeita o ritmo normal dos tecidos e sua arquitetura.

Outra terminologia muito utilizada é câncer, que é o termo utilizado para diferenciar uma neoplasia maligna.

“Nem toda neoplasia é um câncer. Porém, todo câncer é uma neoplasia, devido ao grupo de células que estão em rápido crescimento e se infiltrando”, explica João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal.

A palavra “câncer” tem sua etimologia no latim e significa caranguejo. Tal designação deve-se à característica de se “prender” ou “agarrar” ao hospedeiro de forma tão destinada como se fosse um caranguejo.

Toda neoplasia possui um tecido de origem, e suas células darão o prefixo do crescimento neoplásico. Já o sufixo está relacionado com a origem embrionária do órgão.


Veja a seguir as origens embrionárias dos tumores.

a) Origem: mesenquimal - O mesênquima ou tecido conjuntivo mesenquimal é a rede de tecido conectivo embrionário, o mesoderma. A partir dele são formados os tecidos conjuntivos do corpo, bem como vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
Então, as neoplasias de origem mesenquimal são aquelas originadas em todos os tecidos conjuntivos do corpo.

b) Origem: células redondas - As células redondas são tipos de células de origem mesenquimal, mas, devido ao fato de apresentarem comportamento neoplásico muito característico, foram separados em um grupo específico. Em sua maioria, são originadas em células de defesa.

c) Origem: tecido epitelial - O tecido epitelial tem sua origem dos três folhetos embrionários derivados do processo de gastrulação principalmente no ectoderma (pele e anexos) e no endoderma (glândula tireoide, paratireoide, córtex da adrenal e revestimento de alguns órgãos) e apenas uma pequena parte deriva da mesoderma (córtex da adrenal, parte dos rins, mesotélio – células pavimentosas que revestem as cavidades corporais).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Geral - Histopatologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.