Úbere abaixo da linha do jarrete é fator para a ocorrência de mastite

O posicionamento do úbere propicia maior contato entre a extremidade do teto com o solo, onde estão presentes os microrganismos causadores da mastite

Úbere abaixo da linha do jarrete é fator para a ocorrência de mastite   Artigos VetProfissional

O posicionamento ideal de sustentação do úbere deve ser acima da linha do jarrete. Quando o úbere encontra-se abaixo da linha do jarrete fica evidente a frouxidão do sistema de suporte do úbere, especificamente, do ligamento lateral e da inserção anterior. “A ocorrência desse estado é devido ao número de lactações e à idade do animal”, afirma Paolo Antônio Dutra Vivenza, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal. Observe, na imagem, o posicionamento do úbere abaixo da linha do jarrete.

Úbere abaixo da linha do jarrete é fator para a ocorrência de mastite   VetProfissional

Quando o úbere está posicionado abaixo da linha do jarrete indica fator predisponente para a ocorrência de mastite. Nesses casos, o posicionamento do úbere propicia maior contato entre a extremidade do teto com o solo, onde estão presentes os microrganismos causadores da mastite.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Antônio Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações