Urinálise – Qual a importância desse exame?

Vocês , Médico Veterinário e Estudante de Medicina Veterinária, devem saber as características da Urinálise e sua importância ao interpretar os exames e identificar a composição presente nela.

 

 Urinálise – Qual a importância desse exame?

O que é Urinálise?

É um exame de urina realizado em laboratório, dividido em três etapas, nas quais são avaliadas as características da urina.
A densidade urinária é um dos parâmetros mais importantes para fazermos a avaliação de uma doença renal, pois nos mostra a relação entre a quantidade de soluto e solvente (água) presentes na urina.


Em relação à transparência, a urina pode ser límpida, o que é considerado normal para a maioria das espécies, exceto nos equinos em que a normalidade é turva. Nos ruminantes, a variação da cor de turva para transparente indica maior ou menor presença celular na urina desses animais, é o que explica a Profa. Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Características da Urinálise

- Exame simples e barato.
- Reflete o estado de saúde dos rins do paciente.
- Pode apresentar alterações em processo fisiológico e biológico.
- Deve ser realizado por um profissional qualificado.

 

Etapas da Urinálise:

1 – Características organolépticas

Conhecida também como exame físico de urina. Esse exame visa analisar a cor da urina. Cada cor apresenta algo diferente na urina.
A cor amarela é a cor de referência normal da urina. Já outras cores como amarelo escuro, laranja, vermelho, castanho e incolor, significa presença de uma proteína na urna, a mioglobina. A cor vermelha, significa presença de sangue. E demais cores cada uma com seu significado.

 

Figura 1 – cores da urina

Figura 1 – cores da urina

 

Com relação ao odor, a urina dos animais apresenta o odor de uma urina normal, que recebe laboratorialmente o nome de -sui-generis “odor característico de”.
Quando o odor da urina apresenta alterações, pode ter odor de acetona, odor amoniacal e odor adocicado.

 

2- Exame de sedimento urinário

Etapa que permite visualizar presença de outros componentes na urina, e fazer a avaliação de uma doença renal, pois mostra a relação entre quantidade de soluto e solvente (água) presentes na urina.

Densidade urinária aumentada do valor de parâmetro: Hiperestenúria, ocorre quando o rim excede a função normal de filtração na urina em casos de desidratação leve ou choque hipovolêmico.
Densidade urinária diminuída: denominada hipostenúria, ocorre quando o rim perde a capacidade de concentrar a urina de forma adequada.

 

Exame de sedimento: células descamativas

A preparação para avaliação do sedimento urinário deve se iniciar com a colocação das amostras de urina em tubos cônicos. Em seguida os tubos são levados para uma centrífuga, por 10 minutos, para separação do sedimento do sobrenadante.


A presença de hemácia na urina é, tecnicamente chamada de hematúria. Também podem ser encontrados cilindros na urina, que são formados a partir de proteína.

 

Exame do sedimento: cristais

A presença de cristais na urina é denominada cristalúria. São produtos finais da alimentação animal. O cristal de oxalato de cálcio é comum de serem observados na rotina de uma clínica de pequenos animais.

 

Exame de sedimento: leucócitos

A presença de leucócitos no sedimento urinário é chamada tecnicamente de piúria. Os leucócitos encontrados na urina são chamados de piócitos.

 

Figura 2 – Presença de leucócitos na urina

Figura 2 – Presença de leucócitos na urina

 

Além desses exames, existem outros de sedimentos como hemácias, células descamativas, bactérias e parasitas.

Ao analisar a quantidade de bactérias em relação à quantidade de leucócitos na urina de um paciente, o Médico Veterinário pode chegar a um diagnóstico de quadro infeccioso.

 

3- Características físico químicas: etapa conhecida como exame químico da urina

Para as características físico-químicas da urina, são analisados na amostra da urina, o pH, Proteína, Glicose, Corpos Cetônicos, Pigmentos Biliares (bilirrubinúria), Pigmentos Biliares (urobilinogênio). O Médico Veterinário realiza os exames utilizando procedimentos adequados a cada objetivo para descobrir o resultado após análise.

A relação da excreção de proteína e creatinina urinária em conjunto com a avaliação de outros metabólitos sanguinários e densidade da urina tem sido muito utilizada hoje para estadiar doenças renais precocemente.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.