Uso do Método Famacha: causas e controle da verminose em caprinos

Médico Veterinário e Estudante, para saber qual verminose ataca o rebanho de caprinos e porque o Método Famacha é o mais recomendo para ajudar na resolução do problema? Vejam como

 

Uso do Método Famacha: causas e  controle da verminose em caprinos

Médico Veterinário e Estudante de Medicina Veterinária, vocês sabem quais são as principais causas de aumento de contaminação do rebanho de caprinos por verminose? Pois bem, alguns fatores que precisam ser observados para identificar as causas e tomar providências para  evitar que a doença se espalhe por todo o rebanho.

 

O que são verminoses? Quais são os tipos mais comuns?

Verminoses são endoparasitoses causados pelos elmintos (vermes). Os vermes mais comuns que atingem os caprinos são o Haemonchus Contortus e o Triconstrongylus Colubriformis pertencentes a família Trichostrongylidae, é o que explica a Profa. Dra. Magna Coroa Lima, Médica Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa.

 

As causas de aumento de contaminação do rebanho por verminose são:


A superlotação no sistema intensivo; mesmo tendo limpeza periódica, é inevitável a contaminação por verminoses.
- Ambientes sujos.
- Animais de categorias diferentes na mesma baia.
- Água contaminada.
- Contaminação no sistema extensivo via alimento contaminado por fezes com presença de helmintos.

Assim, os animais contaminados apresentam-se com perda de peso, ou seja, emagrecem, possuem baixa produção de leite e têm a pelagem arrepiada.

 

Figura 1 – O ciclo do Haemonchus

Figura 1 – O ciclo do Haemonchus

 

Para controle das verminoses, o Médico Veterinário precisa utilizar alguns métodos de tratamento. Um deles é o tratamento seletivo, o Método Famacha.

 

Tratamento Seletivo - Método Famacha

Consiste realmente em selecionar os animais em graus da contaminação para passar pelo método. O Método desenvolvido na década de 90, foi criado para tratar rebanho de ovinos, porém pode ser utilizado para caprinos.


O Médico Veterinário de observar o grau de anemia através da mucosa ocular, que pode estar hipocorada, hipercorada ou normal. Ele deve utilizar um cartão (Guia de Anemia) para saber o grau de anemia do animal.
Esse método é utilizado para controle do Haemonchus contortus.


Se o resultado for de Grau 3 (bordelaine), é o estágio que dá dúvida entre vermifugar ou não o animal. O Grau 4 deve-se vermifugar o animal.  Assim o Médico deve tomar muito cuidado ao interpretar o resultado para tomar decisão. Grau 5 não deve vermifugar os animais pois podem vir a óbito.

Os animais jovens não devem passar pela vermifugação. Deve-se melhorar a alimentação, a limpeza e desinfecção do ambiente. Assim os animais poderão se recuperar da anemia mais rapidamente.


Animais mais acometidos por verminoses e sofrem com as infecções, devem ser eliminados do rebanho devido ao alto custo com tratamento de vermifugação e mão de obra. Há uma boa economia ao utilizar o Método Famacha, para o proprietário.

O Médico Veterinário deve avaliar os animais entre 30 a 45 dias novamente. Os animais jovens, devem ser avaliados de 15 em 15 dias utilizando o Método Famacha.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

 

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.