Veterinário, conheça as subdivisões da Anatomia Animal

A anatomia é um ramo da biologia que estuda as formas e estruturas que compõem o corpo do animal e as correlaciona com as funções do corpo do mesmo

Veterinário, conheça as subdivisões da Anatomia Animal   Artigos VetProfissional

 

A anatomia é um ramo da biologia que estuda as formas e estruturas que compõem o corpo do animal e as correlaciona com as funções do corpo do mesmo. Inicialmente, a anatomia era simplesmente descritiva, utilizando bisturis e pinças, fazendo a separação das estruturas e sua descrição.

Com o desenvolvimento da ciência anatômica, surgiu a necessidade de subdividi-la. Uma delas, dentre as várias divisões da anatomia animal, é a anatomia macroscópica, que é a anatomia em si, a descrição das estruturas a olho nu.

Com o avanço e o aparecimento do microscópio, surgiu a anatomia microscópica, também chamada de histologia, que vem a ser o estudo dos tecidos que compõem os diversos órgãos dos corpos dos animais. Outra subdivisão é chamada de embriologia, destinada ao estudo dos embriões desde a fecundação até o nascimento do animal.

O estudo da anatomia veterinária, por sua vez, foi dividido em três partes:


• Anatomia sistemática;
• Anatomia topográfica;
• Anatomia aplicada.

Para realizarmos a descrição anatômica do animal, o dividimos em cinco partes que ainda apresentam subdivisões, sendo elas:


• Cabeça – crânio e face.
• Pescoço.
• Tronco – tórax, abdômen e pelve.
• Cauda.
• Membros – pélvico e torácico (apresentam uma parte fixa, chamada raiz do membro – cintura escapular, cintura pélvica, e uma parte livre – braço, antebraço e mão).

Aprenda mais sobre Anatomia Animal no Curso Online Osteologia e Miologia de Animais Domésticos, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações