Veterinário: para a assepsia, antissépticos não tóxicos, bactericidas e bacteriostáticos

A assepsia, etapa necessária anterior a qualquer cirurgia, é realizada utilizando-se antissépticos não tóxicos – bactericidas e bacteriostáticos

Veterinário: para a assepsia, antissépticos não tóxicos, bactericidas e bacteriostáticos

 

"A assepsia, etapa necessária anterior a qualquer cirurgia, é realizada utilizando-se antissépticos não tóxicos – bactericidas e bacteriostáticos", explica Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, da área Cirurgia de Cães e Gatos, do VET Profissional. Mas afinal. Quais são eles? Pois bem, vamos lá.

Entre os principais antissépticos não tóxicos, bactericidas e bacteriostáticos podemos citar os seguintes compostos halogenados ou halogênios:


1- Iodo

Combate agentes anaeróbios, esporulados e fundos. Possui uso limitado, uma vez que causa irritação, manchas na pele e roupas, retarda a cicatrização da ferida cirúrgica e é capaz de corroer metais. Sua maior vantagem é promover ação residual, ou seja, deixa uma película sobre a pele do paciente e do médico.

2- Iodóforo

Também conhecido como iodo povidine (PVOP-I). Trata-se de um composto que promove a liberação de forma lenta do iodo. Suas vantagens são: causar menor irritação ao paciente, apresentar ação prolongada, auxiliar à penetração do iodo em matéria orgânica.

3- PVP-I Degermante

Sua formulação é espumante e o produto é muito utilizado para fazer a escarificação cirúrgica e preparo da pele do paciente durante a pré-cirurgia.

4- Biguanídeo

Gluconato de clorexidina, eficiente contra a maioria das bactérias, fungos e vírus. Suas maiores vantagens são a baixa toxidade e ação prolongada, pois permanece ativo por até 6h na pele. Sua maior desvantagem é o fato de ser inativado por sabões.

5- Álcoois

Etílico e isopropílico são considerados antissépticos e desinfetantes. Combinam com fenóis, clorexidina e iodóforos. Quando diluídos em água, são mais ativos que em estado absoluto. Entre as desvantagens dos álcoois, podemos citar a ineficiência na matéria orgânica e contra esporos, além de desenvolver pouca ação contra fungos e vírus.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.