Água de má qualidade mata muitas galinhas, você sabia?

Criações caseiras sofrem com altas taxas de mortalidade das aves, causada, muitas vezes, pela péssima qualidade do recurso hídrico e do seu modelo de distribuição equivocado

Água de má qualidade mata muitas galinhas, você sabia?    Artigos VetProfissional

A qualidade da água a ser consumida é de extrema importância para a sanidade do plantel avícola. “É costume falar que se a água não está boa para consumo humano, também não está boa para consumo animal”, afirma Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

Criações caseiras sofrem com altas taxas de mortalidade das aves, causada, muitas vezes, pela péssima qualidade do recurso hídrico e do seu modelo de distribuição equivocado, que deve ser oferecido de forma corrente.

Em números:


- 65% do peso do ovo é água;
- As aves bebem o dobro do que comem;
- Para a produção de um ovo, são necessárias 40 g de água, ou seja, 75 litros são necessários para a produção de 250 ovos;
- A interrupção de água para poedeiras por 24 horas diminui 27% da postura.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações