Coccidiose em aves: o que causa essa parasitose?

A coccidiose é uma doença causada por parasitas que atacam o trato intestinal das aves e causam baixo desenvolvimento e desempenho nos lotes de reprodução

Coccidiose em aves: o que causa essa parasitose?

A coccidiose é um grupo de doenças que afeta todas as classes de aves: aquáticas, silvestres, perus, codornas, aves de postura, entre outras. Contudo, sua incidência se dá, principalmente, em aves da indústria avícola de corte. Trata-se de um importante problema na área de sanidade em avicultura.

Estudos têm mostrado que milhões de dólares são perdidos por causa dos parasitos da coccidiose devido ao baixo desenvolvimento e desempenho de lotes de reprodução, particularmente de aves de corte”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

A coccidiose é causada por protozoários da família das Eimerias, do filo Apicomplexa, que possui uma gama de espécies adaptadas ao trato gastrointestinal das aves. São espécies específicas, portanto, protozoários que afetam perus dificilmente irão afetar frangos, patos ou codornas.

As eimerias são um problema em todas as áreas da avicultura, afetando as espécies silvestres, poedeiras, aves ornamentais, mas, sobretudo, a avicultura de corte. Isso preocupa indústrias avícolas e indústrias de fármacos.

É necessário que o médico veterinário esteja sempre se atualizando em relação às formas de tratamento e prevenção da coccidiose.


Em nosso país, as espécies prevalentes de coccidiose são:

Eimeria acervulina, Eimeria maxima e Eimeria tenella: mais comuns no país (frangos).
E. necatrix: matrizes em piso.
E. brunetti: não há relatos no país.
Eimeria acervulina: aloja-se na alça duodenal. Causa: conteúdo do intestino liquefeito, estrias na mucosa intestinal, muita produção de oocistos.
Eimeria maxima: aloja-se na região média do intestino delgado. Causa: enterite, aspecto de massa de tomate (descamação intestinal).

A detecção e o controle da coccidiose são de interesse tanto de empresas produtoras de frango quanto empresas que fornecem produtos de combate a esse importante protozoário.


Como é feito o diagnóstico dessa parasitose?

• Tradicional: por meio de exame histológico para avaliação de lesões intestinais, tipo e morfologia do oocisto.
• PCR.
• Avaliação macroscópica.
• Avaliação microscópica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.