Enterite necrótica: o que ocorre com a ave infectada por essa clostridiose?

A enterite necrótica é uma clostridiose que acomete animais jovens, produzida pelas toxinas liberadas pelo Clostridium perfringens

Enterite necrótica: o que ocorre com a ave infectada por essa clostridiose?

O complexo de doenças que causam as clostridioses é um tema relevante na área de medicina veterinária. Essas doenças são causadas por bactérias que produzem toxinas violentas que atacam o plantel avícola.

A clostridiose não afeta apenas o frango e as galinhas, mas atinge também aves aquáticas, codornas e perus”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia. Observe as principais características desse conjunto de doenças:

Causadas por um grupo de bactérias Gram+ saprófitas, ou seja, são bactérias presentes no trato gastrointestinal e no ambiente em que as aves vivem. Exemplos: Clostridium botulinum, Clostridium perfringens e Clostridium colinum.
• Condições de anaerobiose ou a baixa presença de oxigênio no organismo dos animais favorecem a produção de toxinas pelas bactérias e a ocorrência de várias doenças concomitantes às clostridioses, tais como: tétano, gangrena gasosa e botulismo.
• O maior problema das clostridioses são as violentas toxinas produzidas pelas bactérias. Essas toxinas estão entre as mais letais conhecidas pelo ser humano.

Entre as clostridioses, uma que merece destaque é a enterite necrótica. Esse tipo de clostridiose é causada pelo Clostridium perfringens, atacando principalmente os animais jovens.

A enterite necrótica é produzida pela ação de toxinas, quando há condições favoráveis para a rápida multiplicação de C. perfringens.

Dentre essas condições, podemos citar:

• Desequilíbrio no microambiente digestivo.
• Coccidioses causadas pelo emprego de rações com alto nível proteico, grande quantidade de trigo, ou ricas em fibra.

A toxina do C. perfringens provoca enterotoxemia aguda, a absorção dessas toxinas na área intestinal causa lesões repentinas nas aves do plantel.

As lesões são causadas por toxinas do tipo alfa, principal fator de patogenicidade. As cepas de bactérias que produzem esse tipo de toxina apresentam a capacidade de destruir a membrana celular dos enterócitos – células intestinais.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.