Patologia clínica veterinária: funções renais em cães e gatos – testes bioquímicos

Médico Veterinário sabe quais são a importância e como funciona os testes bioquímicos a serem realizados para avaliação renal em cães e gatos?

 

Patologia clínica veterinária: funções renais em cães e gatos – testes bioquímicos

Os rins fazem parte dos sistemas tampões do organismo. Nesse sentido, controlam a produção de urina de acordo com o volume de água presente no corpo e mantêm a volemia e oxigenação adequadas de todos os tecidos do animal.

As funções que os rins exercem são muito importantes: eles fazem a manutenção da homeostase dando equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-base. Faz excreção de substâncias resultado de produtos do metabolismo e substâncias tóxicas. Outra importante função é a produção de hormônios, como eritropoietina, vitamina D, renina-angiotensina aldosterona, é o que explica a Profa. Dra. Waleska de Melo, doutora em Patologia Clínica e animal pela Universidade Federal de Viçosa.

A ureia é sintetizada no fígado a partir da amônia e quase que 100% eliminada via renal. E é o principal produto do catabolismo das proteínas, considerada um produto nitrogenado.

 

Figura 1 - Alterações causadas por variações na quantidade de ureia

Figura 1 - Alterações causadas por variações na quantidade de ureia

 

Testes bioquímicos:

Todos testes são feitos utilizando amostra do soro sanguíneo do animal.

 

1 -Mensuração da ureia e da creatinina

A creatinina é uma enzima – sustância nitrogenada não proteica, formada durante o metabolismo muscular da creatina e fosfocreatina. A creatina está presente nos músculos, envolvida no metabolismo energético.
O aumento concomitante da ureia e da creatinina é utilizado como marcador de doenças renais há muito tempo. Contudo, possuem a falha de apresentar resultados efetivos nos exames somente quando certeza porção dos rins já se encontra comprometida. Por isso, a mensuração de eletrólitos e marcadores precoces auxilia no diagnóstico antecipado da situação dos rins dos pacientes.
Causa pré-renal – diminuição do fluxo sanguíneo e como causa renal, tem-se a diminuição da filtração, e, pós renal, ocorre ruptura e obstrução das vias urinárias.

 

2 - Mensuração de eletrólitos

Possibilita a avaliação precoce de disfunções renais nos animais, bem como outras disfunções no organismo.
Os principais eletrólitos sanguíneos monitorados no sangue dos animais são: Sódio, Potássio, Cloreto, Magnésio, Fósforo e Cálcio.
As alterações mais comuns de níveis de eletrólitos no organismo são: Hipercalemia, Hiperfosfatemia e Hipocalcemia.

 

3 - Marcadores precoces de lesão renal

Os marcadores precoces de lesões renais são exclusivamente aplicados em cães e gatos. A técnica mais utilizada, recentemente, para se avaliar precocemente a função renal é a mensuração de eletrólitos e acompanhamento de marcadores de lesão renal.

O principal marcador é o SDMA (dimetilarginina simétrica), está presente em patofisiologia de inflamações, aterosclerose e mecanismos imunológicos comprometidos.

Médico Veterinário, sempre que for fazer avaliação da função renal, não considere os testes isolados, mas faça todos os testes possíveis e interprete-os em conjunto com os sinais clínicos do paciente.

 

 Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.