Sr. Veterinário, você conhece as Instruções Normativas 76 e 77?

As Instruções Normativas 76 e 77 trazem modificações nas etapas das cadeias produtivas do leite, abrangendo desde a produção até os critérios finais de qualidade dos tipos de leite pasteurizados

Sr. Veterinário, você conhece as Instruções Normativas 76 e 77?   Artigos VetProfissional

As Instruções Normativas 76 e 77 (IN 76 e IN 77) trazem modificações nas etapas das cadeias produtivas do leite, abrangendo desde a produção até os critérios finais de qualidade dos tipos de leite pasteurizados. Essas instruções foram publicadas no dia 30 de novembro de 2018 e estão em vigor.

“As alterações feitas na legislação têm como objetivo a melhoria da qualidade do leite no Brasil, portanto, tanto os laticínios quanto os produtores devem conhecer as mudanças realizadas, entre as quais, uma das mais importantes é o programa de autocontrole”, explica Prof. Leonardo Cotta Quintão, Médico Veterinário, especialista em Pecuária Leiteira.

Esse programa já existia e era cobrado pelos fiscais de inspeção, estando, atualmente, regulamentado, apresentando uma abordagem mais clara, elencando cada ponto que deve ser contemplado. Partindo da etapa produtiva, a primeira mudança consiste em definir detalhadamente os programas de autocontrole, que podem ser separados por áreas ou assuntos, que são: produção e armazenamento do leite na propriedade, transporte e industrialização do leite.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite – De Acordo com a IN 77 do VET Profissional, com a Prof. M. Leonardo Cotta Quintão, Médico Veterinário especialista em Pecuária Leiteira, Mestre em Nutrição de Bovinos de Leite pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações