Sr. Veterinário, você conhece as Instruções Normativas 76 e 77?

As Instruções Normativas 76 e 77 trazem modificações nas etapas das cadeias produtivas do leite, abrangendo desde a produção até os critérios finais de qualidade dos tipos de leite pasteurizados

Sr. Veterinário, você conhece as Instruções Normativas 76 e 77?   Artigos VetProfissional

As Instruções Normativas 76 e 77 (IN 76 e IN 77) trazem modificações nas etapas das cadeias produtivas do leite, abrangendo desde a produção até os critérios finais de qualidade dos tipos de leite pasteurizados. Essas instruções foram publicadas no dia 30 de novembro de 2018 e estão em vigor.

“As alterações feitas na legislação têm como objetivo a melhoria da qualidade do leite no Brasil, portanto, tanto os laticínios quanto os produtores devem conhecer as mudanças realizadas, entre as quais, uma das mais importantes é o programa de autocontrole”, explica Prof. Leonardo Cotta Quintão, do VetProfissional.

Esse programa já existia e era cobrado pelos fiscais de inspeção, estando, atualmente, regulamentado, apresentando uma abordagem mais clara, elencando cada ponto que deve ser contemplado. Partindo da etapa produtiva, a primeira mudança consiste em definir detalhadamente os programas de autocontrole, que podem ser separados por áreas ou assuntos, que são: produção e armazenamento do leite na propriedade, transporte e industrialização do leite.

Aprenda mais sobre as Instruções Normativas 76 e 77,na disciplina Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações